Introdução

As discussões em torno da sociedade da informação e do conhecimento realçam o papel das TI na produção, disseminação e partilha de informação e conhecimento, bem como a transformação de valores, relações e práticas sociais.

A globalização e consequente disseminação de informação e serviços web vêm colocar ainda a questão da segurança das transacções e da privacidade da informação que as organizações e o Estado possuem acerca dos indivíduos e grupos sociais.

De tudo o que ficou dito atrás resulta uma enorme diversidade de questões relevantes para o aluno do Mestrado em Serviços de Informação, possibilitando um conjunto diversificado de especializações por que o aluno poderá optar consoante as suas necessidades de formação e formação de base. Para o Mestrado fica o desafio de desenvolver competências diversas e complementares à formação de base dos estudantes que podem ingressar no curso, nomeadamente, estudantes com um 1º ciclo de formação nas áreas das Tecnologias e Sistemas de Informação, Ciências da Informação e das Ciências Económicas e Empresariais, entre outros particularmente atentos à importância dos serviços de informação. Apesar desta diversidade de formação de base poder parecer trazer problemas de ensino-aprendizagem, a verdade é que abrem também a possibilidade de abordar de forma mais ampla e mais rica os vários aspectos organizacionais, sociais e tecnológicos relacionados com a gestão, o desenvolvimento, e a utilização das TI nas organizações e sociedade.

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