Resultados da Aprendizagem
A formação a oferecer deverá desenvolver competências na aplicação de conceitos, métodos e ferramentas avançadas de Serviços de Informação e de Gestão da Informação. Pretende-se desenvolver a capacidade de inovação e emprendedorismo das aplicações das tecnologias de informação na Web consolidadas ou emergentes bem como a capacidade de avaliação das suas potencialidades para implementar estratégias de negócio baseadas em informação e estruturas organizacionais bem sucedidas.
Os resultados de aprendizagem (RA) associados ao curso, no seu todo, são:
Compreender o papel da informação e das tecnologias de informação na nova economia baseada em serviços;
Conceber, desenhar e implementar modelos de negócio para a Web baseados na informação com elevado valor acrescentado para as organizações e para a sociedade;
Desenvolver capacidades e competências para a gestão da informação e da inovação em serviços de informação. Conduzir ou participar na condução de processos de inovação nos quais as tecnologias de informação têm um papel central;
Desenvolver capacidades e competências para o desenvolvimento de serviços de informação. Conduzir ou participar na condução de actividades que visam melhorar o funcionamento dos processos associados aos serviços nas organizações ou negócios baseados na informação através do aproveitamento de tecnologias da informação;
Desenvolver capacidades e competências para planear e gerir a infra-estrutura tecnológica subjacente aos serviços de informação.
Os estudantes trarão diferentes formações de 1º ciclo, o que é simultaneamente uma vantagem e uma dificuldade acrescida ao desenvolvimento das competências associadas ao curso.
O facto de existirem várias formações de base permitirá estruturar a aprendizagem formando equipas multidisciplinares para abordar os tópicos de diferentes perspectivas, enriquecendo o processo de aprendizagem individual para além daquilo que seria possível com alunos com a mesma formação de base.
O mestre em Serviços de Informação deverá estar apto para exercer actividades tais como:
Construir modelos de negócio inovadores assentes na informação e que operem através da Internet no mercado global de serviços de informação;
Participar em processos de inovação associados a serviços nas organizações através da incorporação de TI em produtos e serviços inovadores;
Gerir a prestação de serviços em organizações das áreas das tecnologias da informação, administração pública, financeiras, distribuição, saúde, comunicações, entre outras que tenham actividades relevantes assentes em serviços;
Integrar equipas de projecto onde desempenhe actividades e assume responsabilidades compatíveis com a sua formação, o seu perfil e a sua experiência profissional;
Assumir primordialmente actividades relacionadas com a gestão da informação e dos serviços nas organizações.
Os mestres em Serviços de Informação estão aptos a iniciar as profissões de gestor da informação, gestor de serviços de informação, gestor de conteúdos, gestor de projectos de inovação em serviços nas organizações, especialista em negócio electrónico, independentemente da sua dimensão ou ramo de actividade. Os mestres em Serviços de Informação integram-se pois naturalmente em equipas multi-disciplinares responsáveis por iniciativas no âmbito dos TSI para a modernização e optimização dos serviços nas organizações, como elementos capazes de analisar as condicionais organizacionais e sociais com impacto no sucesso dos Serviços de Informação bem como identificar soluções tecnológicas para problemas e oportunidades organizacionais e sociais.